Sequestro de computadores

  • O que você faria se alguém sequestrasse todos os dados do seu computador? Se de repente alguém cobrasse um valor em dinheiro para te devolver todo o conteúdo da sua máquina?
    Isso está acontecendo com muita frequência há algum tempo em alguns locais do mundo, como Estados Unidos, Reino Unido e Índia. E chegou ao nosso país recentemente.

    A arma para realizar o “sequestro” são os Ransomwares (“ransom”, resgate em inglês). Conhecidos já a cerca de 9 anos, mas se tornaram muito populares recentemente devido à quantidade de casos em que estiveram envolvidos. Basicamente, eles são códigos que criptografam os dados da máquina, e o responsável pelo ataque estipula uma data limite em que a vítima deve pagar um valor para ter os seus documentos descriptografados novamente.

    Os computadores são infectados através de ataques de phishing, ou seja, o usuário é induzido à abrir links maliciosos ou baixar arquivos contaminados e disfarçados de PDF ou mp3, por exemplo. Existem diversos tipos de contaminação, o ataque pode atingir desde apenas uma aplicação até o computador inteiro, intimidando o usuário para que ele pague o resgate. Em alguns casos são exibidas até mensagens dizendo que a vítima cometeu um ato ilícito e que algum órgão governamental como FBI, por exemplo, está bloqueando a sua máquina.

    O crescimento da preocupação em relação aos Ransomwares se deve ao fato de que estão usando-o de forma mais efetiva, atacando principalmente pequenas empresas que dependem do conteúdo de seus computadores mas não têm um setor de TI responsável pela segurança dos dados. Então quando os atacantes são direcionados corretamente, o “sequestrador” consegue o dinheiro da vítima.

    É importante ressaltar que pagar o resgate não é o correto, uma vez que isto incentivaria o criminoso a repetir o ataque mais vezes, além de que existem casos em que mesmo a vítima pagando o resgate ela não recupera os seus dados. Por isso é extremamente importante se previnir com backups e reforçar a segurança de suas máquinas.



  • Últimas notícias

    • Sequestro de computadores

      O que você faria se alguém sequestrasse todos os dados do seu computador? Se de repente alguém ...