Dados: de onde vem e para onde vão

Eu, você e muita gente já sabe: os dados são a nova moeda do mercado. Mas será que a Era dos Dados é feita de qualquer tipo de dado? E as pessoas que trabalham com esses dados sabem de onde eles vêm?

Bom, para iniciarmos essa reflexão, é muito importante desmistificarmos o conceito de dado e todo o discurso criado para enaltecer – e com razão – a importância crucial que os dados têm atualmente para qualquer organização.

Dados nada mais são do que informações e informações podem ser recebidas de diversas formas, certo? O grande X da questão, e o grande diferencial de uma empresa que trabalha com dados, é saber absorvê-los e usá-los estrategicamente.

Quer um exemplo?

Imagine que, a partir de agora, você vende bicicletas. Se você se basear em datas comemorativas, talvez você opte por investir mais nos meses de outubro e dezembro, épocas em que pais costumam presentear seus filhos! Neste caso, você utilizou algumas informações relacionadas à sazonalidade para tomar uma decisão.

Mas sabemos as decisões que precisam ser tomadas hoje em dia exigem de nós mais do que uma única linha de raciocínio a ser seguida, certo?

No exemplo apresentado acima, por exemplo, foram excluídos outros fatores que com certeza tem influenciado a compra de bicicletas atualmente, como a busca por uma vida mais saudável ou até mesmo evitar aglomerações em transportes públicos. Esse é um exemplo simples de como o uso de dados de forma isolada pode acabar por prejudicar mais do que ajudar na tomada de decisão, cabendo a nós entender e avaliar quais informações são essenciais nesse processo.

Para isso, é muito importante que a pessoa destinada a trabalhar com esses dados tenha essa mesma visão, e esteja disposta a utilizar diferentes fontes de dados a todo momento, afinal, uma nova fonte de informação pode surgir a qualquer momento e essa pessoa precisa de preparo para conseguir cruzá-lo com outras informações e históricos.

Por onde começar?

Existem diversas tecnologias presentes no mercado que podem te ajudar a extrair o máximo valor dos seus dados.

Como citamos no artigo anterior, data fabric é uma tecnologia que não pode ficar de fora caso você precise usar seus dados de maneira mais inteligente.
Para isso, o Cloud Pak for Data, por exemplo, democratiza as informações e simplifica a consulta de dados, promovendo insights acionáveis através da inteligência artificial.

O Cloud Pak for Automation, por sua vez, ajuda a resolver desafios operacionais mais difíceis. De acordo com um estudo realizado pela Forrester TEI, e com recomendações geradas por IA, análises para medir o impacto e ferramentas de baixo código para negócios, já foi possível reduzir o tempo gasto em processos manuais em 90% e diminuir o tempo de espera do cliente pela metade.

Fato é que o mercado, atualmente, está repleto de soluções e atualizações para atender às mais diversas necessidades, porém, um investimento em tecnologias de alto nível requer mais do que apenas uma simples análise mercadológica. Tenha ao seu lado uma empresa que esteja disposta a te ajudar nessa jornada, montando um plano de ação personalizado para o seu negócio, suas necessidades e suas fontes de dados.

Dê o próximo passo

Entre em contato com nossa equipe para mais informações e comece hoje a sua transformação.

Quer saber mais? Fale agora com nossos especialistas. contato@mcsoftware.com.br

Comentários

Comprometimento único
com os nossos clientes

A MC hoje é reconhecida como uma empresa confiável devido à experiência, conhecimento e resultados apresentados em mais de duas décadas de atuação, sempre focados em compreender as demandas de seus clientes para maximizar a eficiência de seus negócios. Entre em contato hoje mesmo e saiba como transformar suas ideias em realidade!

Rolar para cima